HOME - E-MAIL

Cinema Surrealista do Leste Europeu

15/12 terça-feira - 20 horas
A Fruta do paraíso
Ovoce stromu rasskych jime
Vera Chytilová (Checoslováquia, 1969, 99’)
O filme se desenvolve a partir do encontro de Adão e Eva em cenas fantásticas numa trama que mistura inocência, sexo e morte. Depois de serem expulsos do paraíso, Adão lê no jornal que um assassino de mulheres está à solta, e Eva sai em busca de pistas sobre o psicopata.

16/12 quarta-feira - 18 horas
WR - Misterije organizma
Dusan Makavejev (Yugoslavia, 1971, 100’)
O W.R. do título são as iniciais de Wilhelm Reich, psicanalista perseguido por Hitler que acreditava que não existe revolução política sem libertação sexual. Baseado nessa idéia, o filme é um drama com ar de documentário e mistura a vida de Wilhelm Reich a um triângulo amoroso político.

17/12 quinta-feira - 20 horas
Fausto
Jan Svankmajer (República Checa, 1994, 97 min)
Fantástica versão da obra de Goethe, o filme mistura atores humanos com marionetes, personificando o mito de Fausto em um homem comum contemporâneo.

18/12 sexta-feira - 18 horas
Valerie e sua semana de deslumbramentos

Valerie a týden divu
Jaromil Jires (Checoslovaquia, 1970, 73’)

Valerie acaba de deixar a infância e, mergulhada em seu sombrio mundo de fantasia, inicia as descobertas da vida adulta. O difícil é distinguir o que é real do imaginado no mundo de Valerie, onde ela pinta tudo a sua volta com suas próprias cores.

19/12 sábado - 20 horas
Vida cigana
Dom Za Vesanje
Emir Kusturica (Yugoslávia, 1989, 142’)
Perhan é um cigano que mora com sua avó na periferia de Sarajevo. Apaixonado por Azra, seu sonho é ganhar dinheiro suficiente para poder casar-se com ela. O vagabundo Ahmed propõe a Perhan ir para a Itália, na tentativa de fazer fortuna rápido. O jovem aceita, e quando se dá conta já é prisioneiro de um mundo sem escrúpulos, cheio de mágoa, do qual ele não quer participar.

Casa das Máquinas (pracinha da Lagoa da Conceição)

apoio: Fundação Franklin Cascaes
FUNCINE
Loja Cérebro - filmes raros 3204 8001

1 Comments:

Blogger Fifo Lima said...

que maravilha, por favor me incluam no mailing do cineclube. abração. fifo.

1:06 AM  

Postar um comentário